domingo, 25 de maio de 2008

Morte de Renato Russo, ícone do rock brasileiro, completa onze anos nesta quinta-feira.




Nesta quinta-feira (11) completam-se onze anos da morte de Renato Russo. O cantor e compositor morreu em 1996 de complicações de saúde decorrentes da Aids.

Para marcar a data, o PDL e TOCA DA CORUJA reúnem a cronologia do músico, sua discografia --com a Legião Urbana e em sua carreira solo--, biografia e um especial de TV, além de diversas raridades retiradas de shows e especiais para rádio e TV.. Veja os links nesta página.

Com a banda Legião Urbana, surgida em 1983 e que tinha ainda o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá na formação, Renato Russo se tranformou em um dos principais ícones do rock brasileiro dos últimos 20 anos.

O grupo conquistou uma multidão de fãs ardorosos com músicas hoje consideradas clássicos do repertório pop nacional como "Será", "Geração Coca-Cola", "Que País é Este?", "Eduardo e Mônica" e "Faroeste Cabloco", entre outras, cujas letras podiam trazer críticas à sociedade brasileira ou histórias centradas em relacionamentos.

Com o grupo, Renato gravou oito álbuns. Em 1994, o cantor lançou seu primeiro disco solo, "The Stonewall Celebration Concert", que seria seguido por mais dois títulos: "Equilíbrio Distante" (1995) e "O Último Solo" (1997).

Ainda hoje, onze anos após sua morte, Renato Russo mantém-se como um ídolo em todo o país. Os admiradores de sua obra fazem parte da geração que acompanhou o surgimento da Legião Urbana, ainda no começo da década de 80, e também os adolescentes de hoje, nascidos naquela época.

E a influência da Legião Urbana continua presente na música de artistas do pop e rock. Foi lançado ano passado um DVD no qual artistas de diferentes gerações, como Titãs, Leela e Autoramas, entre outros, interpretam ao vivo sucessos da banda liderada por Renato Russo.


Discografia Legião Urbana



DOWNLOAD

Renato Russo - Discografia Solo



DOWNLOAD

DRAMATIZAÇÃO ESPECIAL DA GLOBO:







Por Toda a Minha Vida

Especial da Globo: Por Toda a Minha Vida, dramatização baseada em fatos reais sobre a vida e carreira de Renato Russo, vocalista da Legião Urbana, uma das maiores bandas de rock do Brasil, que vendeu milhões de discos e arrebatou incontáveis seguidores. Com uma estrutura que compreende depoimentos de familiares e amigos, dramatização e trechos de shows e reportagens, o programa destaca os momentos mais importantes da vida de Renato Manfredini Júnior. Gravaram depoimentos para o programa os músicos Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Phillippe Seabra, Flávio e Fê Lemos; os amigos Denise Bandeira e Fernando Artigas; sua mãe, Maria do Carmo; a irmã Carmem Teresa; o filho Giuliano; Arthur Dapieve, autor do livro “Renato Russo: o trovador solitário”; entre outros.

DOWNLOAD


Raridades e Músicas Inéditas



No Link que segue abaixo os fãs terão a chance de ouvir músicas que jamais foram lançadas em CDS oficiais e versões raras das músicas já lançadas como destaque podemos citar o show da banda Aborto Elétrico -- embrião da Legião Urbana-- na intégra e a versão de 1977 em estúdio e com qualidade perfeita de áudio, além da versão ao vivo de Juízo Final, mósica que se tornou uma lenda, já que seu registro nunca foi devidamente comprovado. São dezenas de arquivos raros, mas deixo aqui uma ressalva; vários arquivos tem a qualidade de áudio baixa, já que as mesmas foram retiradas de K7s antigos, se você deseja ouvir um som puro nem comece a baixar, apenas baixe se você for um fã fervoroso ou colecionador.

DOWNLOAD


Livros



Arthur Dapieve - Renato Russo, O Trovador Solitário

Sinopse

Renato Russo se firmou durante a década de 80 como um dos principais expoentes do Rock Brasil. Neste livro, escrito por Arthur Dapieve, jornalista de sua confiança, o leitor terá contato com o pensamento deste gênio do rock nacional, e entenderá um pouco mais sobre a idolatria que cerca seu nome.

DOWNLOAD




Renato Russo de A a Z - As Idéias do Líder da Legião Urbana

Sinopse

Uma coletânea das idéias de Renato Russo, o líder do Legião Urbana. Organizado em 453 verbetes, cobrindo os mais diversos temas, o livro traz citações e depoimentos do "poeta do rock brasileiro" encontrados tanto nas centenas de entrevistas e artigos seus como em sites na internet

A primeira impressão que se tem deste livro é a de que se está diante de uma obra voltada apenas para fãs radicais, daqueles que querem saber que tipo de comida o ídolo prefere no almoço e no jantar, ou então para aquele tipo que gosta de decorar e citar frases de efeito do ídolo sobre temas como "Amor", "Brasil" e "Amizade". É verdade que tanto um quanto outro tipo de informação pode ser encontrado em "Renato Russo de A a Z", mas a força das declarações e a complexidade do personagem garantem um interesse mais amplo. Fruto de uma suada garimpagem em centenas de entrevistas, artigos, livros, sites, programas de TV e rádio, o livro consegue, mesmo através de citações fragmentadas sobre temas diversos, compor um retrato coerente do ídolo de uma geração. Renato Russo era quem escrevia as letras do Legião Urbana, letras originais e carregadas de conteúdo que provavelmente foram a maior causa do sucesso do grupo. Ele tinha, portanto, habilidade com a linguagem e opiniões fortes sobre tudo. Era também uma pessoa franca, como se pode constatar por suas declarações. Não deixam de ser interessantes a naturalidade e a lucidez com que fala de seu homossexualismo e das reações da sociedade. Outro ponto de interesse são suas opiniões musicais. Russo faz a autocrítica de sua performance como letrista e vocalista, fala, por exemplo, da inexperiência dos instrumentistas do grupo e faz comentários sobre as mais diversas bandas e movimentos musicais. Qualquer pessoa que se interesse pela figura de Renato Russo e pelo que ele representou no rock nacional não estará perdendo seu tempo lendo o livro. Basta saltar sobre os verbetes mais frívolos.


DOWNLOAD

0 comentários: